Elaborando um bom Trabalho Escolar

 
ORIENTAÇÕES DE COMO FAZER BONS TRABALHOSESCOLARES



INTRODUÇÃO

Preparar um trabalho escolar pode ser uma tarefa prazerosa,  quando levada a sério.  

 A boa organização e apresentação de um trabalho pode trazer  ao aluno mais do que elogios. Um trabalho bem feito e com boa aparência significam amadurecimento de quem o confeccionou. Estou disponibilizando aqui algumas dicas e sugestões para a realização de um bom trabalho escolar. Retirei algumas dessas dicas de sites da internet e inclui algumas  Orientações minhas com base em minha propria experiência  como estudante e como professora. Espero que gostem.

  Faça um bom trabalho escolar com os recursos disponíveis

A internet é uma otima ferrramenta de pesquisa, quando usada com sabedoria. A verdadeira pesquisa é aquela que tem como produto  um trabalho original o produto de seu conhecimento e esforço. Não tentem enganar seu professor (a) com o famoso ctrl-c ctrl-v, ou seja, copiar e colar, o que não pod deixar de se considerar um problema  de mal uso da internet.
                                                                                

Estou postando abaixo algumas recomendações da professora Natania Nogueira Lepoldina (2010). “ Fiz apenas alguma adaptações”

1 – Para quando o professor pedir que faça um exercício e entregue a ele para correção:

Quando o professor marca um exercício para ser entregue em outra aula, procure:

Copiar as perguntas e dar as respostas: não dê apenas as respostas, senão seu trabalho estará incompleto;

Procure entregar os exercícios em folha de “papel ao maço” ou papel tamanho A4 ou Ofício: nunca entregue em folha de caderno, dá uma impressão depouco caso, desleixo;

 Não dobre ou amasse e faça uma capa onde esteja o título do trabalho (ex:exercícios de ciências sobre meio ambiente), seu nome completo, sua série,turma, número e escola.

Se acha que sua letra não é boa, e o professor (a) permitir, faça no computador.
 
2 – Trabalhos de pesquisa (geral)

Procure pesquisar em fontes (livros, apostilas, enciclopédias e sites) confiáveis ou com indicação de seu professor. Lembre-se que, principalmente naInternet, existem informações corretas e incorretas.

 Não transforme seu trabalho numa simples cópia de livros ou sites. Usando deste artifício, além de você não aprender nada, ainda corre o risco de tiraruma nota baixa.

Leia o material pesquisado, faça um resumo destacando as principais informações levantadas e escreva um texto com suas próprias palavras.

Um bom trabalho começa por uma boa capa. Coloque nela todas asinformações necessárias, tais como: nome, número, série, nome do professor e da matéria, título do trabalho, data e outras informações solicitadas peloprofessor. A estética ajuda muito e causa uma boa impressão, portanto,capriche na organização da capa.

Cuidado com a redação do trabalho. Faça sempre uma correção com opropósito de corrigir erros ortográficos e gramaticais.

Quando utilizar imagens, procure sempre colocar legenda. As fotos e figuraso servem somente para ilustrar o trabalho, mas também são ótimasreferências e fontes de informação.

Caso o trabalho seja digitado, procure utilizar fonte arial ou times new roman(tamanho 12). Os títulos e subtítulos podem ser em tamanho 14 e negrito.

3 – Como dividir um trabalho mais longo

Quanto mais se estuda, mais se desenvolvem as técnicas de pesquisa e de trabalhos escolares. Caso você tenha que fazer um trabalho como, por exemplo, ler ecomentar um livro, ou fazer uma pesquisa mais profunda ou longa sobre algum tema, atualmente usa-se entrega-lo impresso e divido em partes. A forma mais comum de se dividir um trabalho são as seguintes:

Capa: com o nome da escola, título do trabalho, nome do autor, série, turma e data em que o trabalho está sendo entregue;

Índice : relação dos assuntos abordados em seu trabalho e distribuição temática.

Introdução : neste item você vai explicar rapidamente do que se trata otrabalho e o que você pretende com ele.

Desenvolvimento : é o miolo e a parte mais importante do trabalho. Desenvolva um texto claro e objetivo, explicando o assunto abordado,  dando exemplos, citando trechos de livros (sempre entre aspas e com citação bibliográfica), levantando hipóteses etc.

Conclusão : coloque seu ponto de vista sobre o assunto e encerre o texto com sua conclusão final.

Bibliografia : É onde voce cita os autores, livros, apostilas sites  outros meios que voce utilizou para  realizar a pesqusa para o seu trabalho. To Livro ou produção textual é fruto do trabalho intelectual de alguem, não nada  que lhe impessa de transmitir tal produto portanto deve se tomar o cuidado de dar os creditos a quem de direito

<!--[endif]--> <!--[if !vml]--><!--[endif]--> <!--[if !vml]--><!--[endif]--> <!--[if !vml]--><!--[endif]--> <!--[if !vml]--><!--[endif]--> <!--[if !vml]-->  4 – Regras gerais de apresentação de trabalho impressos

 A apresentação escrita de um trabalho (trabalho escolar, resumo e relatório)deve ser realizada da seguinte forma:

tipo de papel – deve ser utilizado o papel branco, preferencialmente nas dimensões 297x210 mm (A4);

escrita – digitado com tinta preta e somente um lado da folha;

paginação – as folhas do trabalho devem ser contadas seqüencialmente desdeo sumário, mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da introdução. O número localiza-se a 2 cm da borda superior do papel, margeado à direita;

margem - superior e esquerda = 3 cm; inferior e direita = 2 cm;

espaçamento – todo texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 deentrelinhas;

letra – tipo de letra Times New Roman ou Arial tamanho 12 e para citaçãodireta usar fonte tamanho 10;

parágrafo – 2cm da margem esquerda;

numeração Progressiva – para melhor organização e apresentação do trabalho,deve-se adotar a numeração progressiva das seções do texto. Os títulos dasseções primárias (capítulos), por serem as principais divisões de um texto,devem iniciar em folha distinta, com indicativo numérico alinhado à esquerdae separado por um espaço.

Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando-se os recursos decaixa alta ou versal, negrito ou, itálico

Os títulos - Sumário; Referências; Anexos - não são numerados e devem aparecer na página de forma centralizada.
 
FontesFontes       Fontes Bibliograficas:

http://pt.scribd.com/doc/27745832/ORIENTACOES-DE-COMO-FAZER-BONS-TRABALHOS-ESCOLARES

<!--[if !vml]--><!--[endif]--> <!--[if !vml]--><!--[endif]-->


Nenhum comentário:

Postar um comentário